74 3641-8950 | 74 99975-8951

Densitometria

A densitometria óssea consiste no exame para fazer o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia, por conseguir constatar a diminuição da massa óssea de forma precoce e exata. A coluna lombar ou a região próxima do fêmur são exemplos de áreas avaliadas por esse tipo de procedimento, por estarem mais sujeitas a fraturas.

Um técnico em Radiografia ou um médico habilitado em densitometria óssea são os profissionais capacitados para fazer esse tipo de exame. Antes de começar, o paciente deverá trocar-se e colocar uma vestimenta própria utilizada no procedimento.

Em seguida, é preciso ficar deitado no aparelho sobre uma mesa acolchoada. O paciente deve colocar as pernas num suporte para alinhar a pelve e a coluna vertebral. Em zigue-zague, o aparelho passa pelos órgãos a serem avaliados. Essa ação é para digitalizar os ossos e quantificar a radiação absorvida por eles.

A recomendação é que o teste de densitometria óssea seja realizado, no mínimo, em dois ossos diferentes, preferencialmente, na coluna vertebral e no quadril.

2020 - Imagem Diagnóstico - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por: Lamparina Web